Atenção você que já teve vontade de atirar longe aquele aparelho celular que não funciona mais direito. Em Foz do Iguaçu, no Paraná, o ato é liberado (e dá dinheiro!).
Trata-se do Torneio Sul-Americano de Arremesso de Celular, promovido pela Itaipu Binacional. O evento está em sua nona edição e acontece juntamente com o Torneio Mundial de Arremesso de Notebook. A causa é nobre: alertar as pessoas, de forma divertida, para a importância da destinação correta do lixo eletrônico.
A inspiração veio de uma iniciativa finlandesa, e, além de beneficiar o meio ambiente, também ajuda entidades da cidade com a doação de alimentos não perecíveis, que são arrecadados como forma de pagamento das inscrições dos competidores.
A edição de 2016 foi um verdadeiro show de recordes, tanto no número de participantes quanto nas marcas atingidas. Mais de 400 pessoas participaram das competições e o notebook que voou mais longe foi o do atleta Edson André Cestori, que atirou o equipamento a uma distância de 35 metros. Já o celular de Cícero Aparecido Wur atingiu a impressionante marca de mais de 96 metros de distância. Para os ganhadores foram entregues R$ 15 mil em prêmios. Entre eles, diárias em hotéis, almoços e passeios.
O evento coletou uma tonelada de equipamentos eletrônicos – como celulares, notebooks, computadores e televisores –, que serão 100% encaminhados para reciclagem. Esse é o principal ganho da iniciativa: em seis anos de competição, foram recolhidos, separados, desmontados, descontaminados e enviados para reciclagem quase 30 toneladas de lixo eletrônico. Uma contribuição e tanto para o Brasil, que é o maior gerador desse tipo de resíduo na América Latina. Somente em 2014, foram mais de 1,4 milhão de toneladas em equipamentos e componentes eletrônicos destinados a aterros sanitários.
E você, como descarta seu lixo eletrônico?
fonte: bol.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário