MAPA DA VILA ANA RITA

MAPA DA VILA ANA RITA
GOOGLE MAPS

domingo, 12 de agosto de 2012

OLHO D'ÁGUA SÃO JOÃO MARIA - VILA ANA RITA


LENDA OLHO D’ÁGUA SÃO JOÃO MARIA
     O monge João Maria faz parte do imaginário de comunidades de várias regiões do Paraná. Era um homem que peregrinava pelo interior paranaense, morava junto à natureza, realizava pregações e milagre. Em Ponta Grossa, apareceu no bairro Uvaranas, VILA ANA RITA. Vivia no local conhecido até hoje como “Olho d’água São João Maria”
.     Era uma pessoa de boa índole, mas certo dia estava fazendo sua refeição quando alguns meninos que por ali passava, começaram a atirar-lhe pedras. O monge ficou furioso, reagiu e revidou o ataque com seu bordão, correndo atrás deles. Ouvindo gritos, as mães correram para defender seus rebentos que estavam gritando com o velho, e este zangado amaldiçoava a todos, olhando para seus casarios, dizendo em altos brados:     “Terra de gente ruim, um dia, quando as casas forem muito altas, o vento será tão forte que irá derrubar tudo, não deixando nada em pé. Vocês haverão de ver.”
     E logo depois houve uma grande tormenta de vento, pedras e chuva, que destruiu tudo. Entretanto, essa tormenta não atingiu o monge, que estava sentado debaixo de uma árvore, no local onde hoje é o “Olho d’água São João Maria”. De onde o monge sumiu e ninguém sabe para onde foi. 
Fonte: PMPG

Nenhum comentário: