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terça-feira, 21 de novembro de 2017

NÃO SEJA ENGANADO NO "BLACK FRIDAY", ALERTA O PROCON


O coordenador do Procon Ponta Grossa, Edgar Hampf, alerta os consumidores que pretendem fazer compras na Black Friday (promoção de vendas com descontos nesta sexta-feira) para que fiquem atentos para não fazer péssimos negócios. “As propostas parecem sempre atrativas, mas podem esconder arapucas”, lembra Edgar Hampf.
Segundo o coordenador do Procon, a primeira regra é a da necessidade: “se você não precisa ou não pode comprar, não compre. A ideia de que vai perder uma oportunidade abrindo mão de um desconto é enganosa. Se você não precisa de um produto, ou não pode comprar ele com os recursos de que já dispõe – e por isso vai comprometer sua renda futura, seu crédito ou o abono de Natal – é melhor esquecer essa data”.
Outra orientação do Procon é o emprego de ferramentas de acompanhamento da evolução dos preços. “Há diversos sites que trazem comparativos de preços em diversas lojas, inclusive on-line. Fazer cotação impede que você compre alguma coisa pela metade do dobro do preço normal”. Também é imprescindível que, se você optar por fazer compras pela internet, você, pesquise a empresa: veja se ela está na lista de sites perigosos do Procon/SP, faça uma consulta no CNPJ indicado e verifique se ela tem reclamações registradas no site Consumidor.gov e no ReclameAqui. Veja as opiniões de quem já compras nessa empresa. Também é importante verificar a opinião de quem já possui o produto que você deseja.
De acordo com o coordenador do Procon, as compras feitas fora da loja física (ou seja: pela internet, por telefone ou catálogo) podem ser desfeitas num prazo de até sete dias a contar do recebimento do produto. “Sem a necessidade de qualquer justificativa. Mas só nesses casos. Quando se tratar de compras em lojas físicas, prevalece a política da própria loja, para trocas e eventuais devoluções. 
Edgar Hampf lembra também que as principais queixas dos consumidores nas edições anteriores da Black Friday foram descumprimento de prazos e dificuldades na devolução. Por isso, recomenda, “preste atenção se o site ou a loja on-line tem telefones para informação e reclamação e que funcionem devidamente. Se houver descumprimento do prazo de entrega, a empresa deverá devolver o dinheiro”.
O Procon também recomenda que o consumidor verifique se o desconto oferecido na compra não está sendo ‘coberto’ pela cobrança de frete: “em muitos casos as compras normais têm fretes gratuitos ou a preço baixo e, em promoções maquiadas, o frete tem valor majorado. Precisa prestar atenção também nisso”, diz Hampf. O coordenador explica que a garantia estendida é uma opção de compra do consumidor, e nem sempre ela é vantajosa: “avalie bem se as condições da garantia estendida são interessantes e se o valor a ser cobrado a mais é de fato compatível. Na dúvida, evite”.
O Procon Ponta Grossa tem expediente externo de segunda a sexta-feira das 12 às 18h, e também oferece orientações pela sua página no Facebook.
fonte: P.M.P.G.

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