MAPA DA VILA ANA RITA

MAPA DA VILA ANA RITA
GOOGLE MAPS

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

PREFEITURA PROPÕE AUMENTO DE IPTU PARA TERRENOS ABANDONADOS

Depois de uma ampla campanha educacional para que os proprietários mantivessem seus terrenos limpos, a prefeitura de Ponta Grossa será mais rígida com quem não cuida de seu imóvel não edificado. A proposta do município, que será enviada para a Câmara Municipal nesta terça-feira (19), é aumentar a alíquota do IPTU em 50% - calculado a partir do valor venal de cada propriedade imobiliária - sobre os imóveis baldios que não estiverem bem cuidados. Se aprovada pela Câmara Municipal, a regulamentação valerá a partir do próximo ano.
“A nossa intenção é cobrar dos proprietários a regulamentação dos terrenos baldios, para que eles sejam bem cuidados, e não aumentar o valor 
IPTU. É muito fácil o proprietário se livrar dos 50% no aumento do IPTU: bata cuidar do seu terreno, mantendo-o limpo e cercando-o com muros e calçadas”, disse o prefeito Marcelo Rangel, que salientou que um imóvel não edificado bem cuidado não sofrerá o reajuste de 50%. De acordo com o prefeito, a rigidez da lei é para que os terrenos baldios sejam edificados ou bem cuidados. A legislação cobra, além da limpeza do terreno, muro e calçada.
Segundo o secretário de Planejamento e presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Ponta Grossa (Iplan), João Ney Marçal, a regulamentação da lei sobre terrenos baldios também trará restrições no uso do imóvel não edificado. A partir disso, o imóvel que estiver abandonado, sem cuidados, sem muro e calçadas, fica impedido pela prefeitura de instalar um outdoor, por exemplo. Já o terreno que estiver nas devidas condições, terá o 
IPTU reajustado de acordo com a inflação.
A prefeitura lembra que deixar de cuidar de um terreno não-edificado pode causar ao proprietário multas, além de causar transtornos para os vizinhos, que sofrem com o descuido. O Código de Postura do Município é claro ao afirmar que a limpeza dos terrenos é de responsabilidade do proprietário. O descaso dos proprietários que abandonam o terreno causa transtorno para vizinhos, que reclamam dos incômodos e perigos causados pela falta de cuidado dos terrenos. De acordo com o Centro de Zoonoses da Prefeitura, a falta de limpeza pode gerar diversos problemas em virtude do acúmulo de lixo e entulho e do crescimento do mato. Esses fatores facilitam a proliferação de roedores, insetos e animais peçonhentos.

fonte>PMPG
COMENTÁRIO:
Louvável a iniciativa da nossa Prefeitura para tentar minimizar a situação "secular" que convivemos, com respeito aos terrenos abandonados. Dois pontos positivos: pune o proprietário que não respeita o Código de Posturas e aumenta a arrecadação da Prefeitura. Resta saber se "todos" os proprietários dos terrenos abandonados serão taxados, ou se esbarraremos naquela situação corriqueira de falta de fiscalização por falta de funcionários.
Esperamos também que o senhor Prefeito Municipal não se esqueça da lei nº 37/12 assinada pelo próprio prefeito no início de sua gestão, que acena com possibilidade de "desapropriação" de terrenos abandonados para a construção de casas populares.

Nenhum comentário: