MAPA DA VILA ANA RITA

MAPA DA VILA ANA RITA
GOOGLE MAPS

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

MUDANÇA MELHORA TRÁFEGO EM UVARANAS

Eliminar pontos de estrangulamento de trânsito e garantir um fluxo melhor de veículos, oferecendo novas opções de ligações entre o centro e os bairros é uma questão essencial para o desenvolvimento de Ponta Grossa. Um esforço conjunto da prefeitura, através da Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte (AMTT), e de outros organismos, está promovendo intervenções bastante importantes – e com resultados evidentes – em vários pontos da cidade.
Um dos locais em que o problema do estrangulamento do trânsito era mais complicado, a interseção da rua Conselheiro Barradas com a avenida Carlos Cavalcanti, originando engarrafamentos freqüentes e reflexos em outros cruzamentos, foi objeto de uma dessas intervenções inteligentes: processos simples e de baixo custo. Para desafogar o trânsito e permitir uma regularidade maior ao fluxo de veículos no sentido centro-bairro, a Autarquia modificou a sinalização das faixas de tráfego, alterou o tempo de alguns semáforos e retirou o canteiro que segregava uma das faixas. “Antes dessas mudanças, recebíamos diversas reclamações sobre o trânsito naquele trecho. Agora não há mais reclamações e o trânsito flui bem”, diz o presidente da AMTT, Eduardo Kalinoski. Ele conta que as primeiras alterações foram no tempo do semáforo entre a rua Catão Monclaro e a avenida Carlos Cavalcanti e a implantação de um semáforo auxiliar na rua do Rosário (próximo à praça Duque de Caxias) para os veículos que convergem à esquerda para pegar a Catão Monclaro. “Antes, quando abria o fluxo da Carlos Cavalcanti, o trânsito parava na Rosário, devido aos veículos que pretendiam virar à esquerda para acessar a Catão Monclaro. As mudanças contribuíram para a melhora significativa do trânsito neste trecho”, diz Kalinoski.
A partir das primeiras mudanças, a AMTT determinou no início do mês a retirada do canteiro - com 360 metros - na avenida Carlos Cavalcanti, entre a avenida Dom Geraldo Pellanda até a Igreja Imaculada Conceição, no sentido centro-bairro. Dessa forma, a Carlos Cavalcanti passou a ter sentido único a partir da Dom Geraldo Pellanda até o Chafariz, o que trouxe mais segurança e rapidez ao trânsito na região. “Esse local tinha um alto índice de acidentes por causa da mão dupla, proporcionada pelo canteiro”, explica o presidente da AMTT.
A nova disposição das pistas, além de permitir maior agilidade no deslocamento entre o centro e o bairro de Uvaranas, contribuiu também para a diminuição do tempo do semáforo entre a Carlos Cavalcanti e a Dom Geraldo Pellanda. Antes da retirada do canteiro central, o semáforo era programado em três tempos para atender ao trânsito da avenida Carlos Cavalcanti, nos sentidos bairro-centro e centro-bairro, e também da Dom Geraldo Pellanda. Com a eliminação da pista no sentido bairro-centro do trecho, o semáforo passou a funcionar em dois tempos.
A retirada do canteiro que segregava uma das faixas (com fluxo no sentido bairro-centro) permitiu também maior fluidez na rua Conselheiro Barradas, que termina no encontro com a avenida Carlos Cavalcanti. Antes da mudança, os motoristas que seguiam pela rua Conselheiro Barradas eram obrigados a parar no cruzamento com a Carlos Cavalcanti, via preferencial. A retirada do canteiro permitiu a destinação de duas pistas na avenida, exclusivas para quem vem da Conselheiro Barradas.
Através do Instituto de Pesquisas e Planejamento Urbano (Iplan), a Prefeitura de Ponta Grossa está trabalhando também em outras intervenções no meio urbano, principalmente na área de mobilidade. Algumas dessas intervenções serão feitas também para reforçar a segurança de pedestres e motoristas na região de Uvaranas, além de pontos específicos na zona Central, e em alguns dos pontos de maior movimento de pedestres e motoristas.
Fonte: Prefeitura Municipal de Ponta Grossa
COMENTÁRIO:
Concordamos plenamente com as ações realizadas pela AMTT e IPLAN na região de Uvaranas, bairro do qual a Vila Ana Rita faz parte. Apenas temos duas sugestões complementares: não seria de bom alvitre a reinstalação do semáforo auxiliar para convergir à direita na Av. Dom Geraldo com Av.Carlos Cavalcanti ? Já existia essa possibilidade e foi retirada erroneamente ao nosso ver. E o problema na praça do Chafariz? Para se entrar na Av.Carlos Cavalcanti em horas de pico é uma aventura. Além de outros problemas, como o desrespeito dos motoristas que vem da Av.Dom Geraldo sentido bairro/centro que não acatam a sinalização existente, avançando a preferencial. Também sugerimos mais faixas de segurança para pedestres naquela região do chafariz, conforme ilustração abaixo.


Nenhum comentário: