MAPA DA VILA ANA RITA

MAPA DA VILA ANA RITA
GOOGLE MAPS

domingo, 25 de março de 2012

LEI DO IPTU PROGRESSIVO NOVAMENTE BARRADA PELO PREFEITO

O JMNEWS publicou hoje (25) uma matéria de autoria do repórter Sebastião Natálio, versando sobre a incompetência de alguns de nossos vereadores, que querem legislar, diga-se é a sua função, mas cometem erros após erros, dando margem ao escárnio do Sr. Prefeito. Será que não existe assessoria jurídica naquela casa de leis, ou é incompetência geral? Abaixo retratamos alguns pontos da matéria, pois a lei em questão seria muito proveitosa para toda a cidade e a nossa Vila Ana Rita.

Lei contém erros e será revogada

Depois de aprovada a Lei do IPTU Progressivo, com pressão na Câmara, os autores reconhecem que há muitas falhas na redação atual e que precisa ser feita uma discussão.

A lei 10.753, de 6 de março, que determina o IPTU progressivo para terrenos baldios a fim de cumprir a chamada função social da propriedade urbana, conforme determina a Constituição Federal, promulgada pela Câmara de Vereadores de Ponta Grossa, ainda deve dar muita polêmica. O projeto de lei, de autoria dos vereadores Júlio Küller (PSD) e Valter de Souza, o Valtão (DEM), foi aprovado pela Câmara de Vereadores em outubro de 2011, mas acabou vetado pelo Executivo. Com a pressão dos seus autores, o veto foi derrubado em fevereiro deste ano e a lei promulgada pela Câmara, no dia 6 de março. Agora, ela deve ser revogada para dar lugar a outra redação, sem falhas.
A lei considerada ampla demais pelo prefeito Pedro Wosgrau Filho, engloba terrenos da área urbana e rural, sem levar em conta a situação financeira do proprietário. Conforme o departamento jurídico do município, a lei é inconstitucional. À época das discussões sobre a lei, a justificativa dos autores era de que o projeto tinha como finalidade fazer com que os lotes recebam construções, para que sejam ocupados espaços que já contam com infraestrutura urbana, ao invés de fazer loteamentos em locais em que é preciso levar essa infraestrutura na área da saúde e educação.
Fonte JMNEWS
Foto: Almeida - Terreno abandonado na Rua Rodolfo Serzedelo - Vila Ana Rita

Nenhum comentário: