MAPA DA VILA ANA RITA

MAPA DA VILA ANA RITA
GOOGLE MAPS

quarta-feira, 13 de maio de 2015

BINÁRIO DE UVARANAS - PROMESSA É DÍVIDA

Essa é a manchete ou título do editorial de hoje no Jornal da Manhã on line que reproduzimos abaixo:

PROMESSA É DÍVIDA

Seja binário ou trinário, o importante é o governo municipal decidir o que vai fazer para eliminar o ‘gargalo’ existente na Avenida Carlos Cavalcanti, em Uvaranas. Uma obra para melhorar o acesso a esta importante região de Ponta Grossa tem mais de 10 anos de reivindicação. A comunidade pede um basta às promessas, exigindo uma solução imediata.
Considerada até pouco tempo a obra mais importante obra no sistema viário de Ponta Grossa, num período de 20 anos, o projeto do binário da Avenida General Carlos Cavalcanti foi ‘sepultado’ pela atual administração e uma nova proposta está sendo redesenhada pelo Instituto de Planejamento (Iplan). Neste cenário, é possível afirmar que uma solução definitiva para esta via não deve acontecer em menos de dois ou três anos. Enquanto isso, milhares de pessoas continuam enfrentando uma rotina de perigo e desafios na Avenida Carlos Cavalcanti, uma das vias mais perigosas da cidade, com alto índice de acidentes.
A verdade é que o binário foi concebido sem a retaguarda de um estudo. Abrir uma via no interior do Exército, pagando caro pela área, foi um erro. O certo era abrir uma discussão com os diferentes segmentos da sociedade, para apresentar a proposta, e ouvir sugestões. No entanto, isso não aconteceu e o resultado é mais uma obra parada, a exemplo de tantas outras que consumiram valores expressivos dos cofres públicos.
Orçada em R$ 4 milhões, a proposta do binário era desafogar o tráfego num ponto de estrangulamento e permitir uma fluidez bem maior de trânsito naquela região – e nos dois sentidos. A Avenida Carlos Cavalcanti passaria a ser mão única a partir do supermercado Big até o antigo pensionato Rainha da Paz, no sentido centro-Uvaranas.
Essa obra para o bairro de Uvaranas é tão importante quanto a trincheira da Avenida Ernesto Vilela; a trincheira do Jardim Los Angeles ou a segunda alça do viaduto do Núcleo Santa Paula. Por ser imprescindível, exige-se do governo municipal um posicionamento. Os moradores da região, e os empresários, aguardam uma resposta. Chega de enrolação e mãos à obra!

Nenhum comentário: