MAPA DA VILA ANA RITA

MAPA DA VILA ANA RITA
GOOGLE MAPS

domingo, 25 de maio de 2014

ABERTA CONCORRÊNCIA PARA O TRANSPORTE COLETIVO EM PONTA GROSSA


 Empresas de ônibus podem se cadastrar para atender linhas e itinerários que estão suspensos por causa da greve -
O prefeito Marcelo Rangel decretou neste sábado a abertura do serviço de transporte urbano de passageiros, em caráter emergencial e provisório, para empresas de ônibus – sediadas ou não em Ponta Grossa – que possam suprir as necessidades dos usuários desse serviço. Sem previsão de retorno à normalidade, em função de uma greve, o serviço hoje opera em apenas 30% do sistema. “Temos um déficit de 70% de usuários cotidianos do serviço que não pode ficar sem assistência”, explica o prefeito Marcelo Rangel. Em vista disso, o município está notificando a empresa concessionária do serviço e, ao mesmo tempo, abrindo a possibilidade para que ônibus convencionais, articulados, urbanos e rodoviários possam cadastrar-se para cumprir as linhas e itinerários que estão hoje sem cobertura. “É nossa obrigação fazer o que for possível para garantir ao cidadão acesso ao transporte público”, especifica o chefe do Executivo.
A entrada dos novos ônibus, na prática, pode ocorrer imediatamente. O procedimento é o mesmo estabelecido para as vans: há necessidade de um cadastro junto à Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte, que vai estabelecer o credenciamento do ônibus para determinada linha e itinerário. A AMTT já está preparando a recepção a eventuais interessados na cobertura – temporária e provisória – das linhas atualmente sem o serviço de transporte. A expectativa do governo é de que os interessados nesse credenciamento procurem os postos da AMTT ainda neste final de semana.
“A prefeitura respeita o direito de greve e respeita os trabalhadores, porém nossa prioridade é o direito do cidadão”, destacou o prefeito Marcelo Rangel. O governo municipal fez várias tentativas para reduzir os impactos da greve. E buscou, na Justiça, garantir que pelo menos 70% do sistema fosse mantido em operação. No entanto, o pleito da Prefeitura não foi aceito e hoje apenas 30% dos ônibus estão em circulação. “Esta ação da prefeitura”, reforça Rangel, “é emergencial e provisória. Porque não podemos aguardar o desenrolar das negociações entre a concessionária e seus empregados, com a maioria dos usuários do transporte coletivo sem acesso ao serviço”
O preço a ser cobrado pela passagem nos ônibus que serão credenciados é único: R$ 2,60. Como se trata de medida emergencial, para esse serviço – que tem caráter provisório – não estão valendo nem as gratuidades nem as exceções. Nos ônibus da concessionária Viação Campos Gerais, no entanto, permanecem as mesmas regras anteriores: valem as gratuidades, as exceções (meia-passagem), etc.
De acordo com o governo municipal, as vans que atualmente estão fazendo o serviço de transporte de passageiros podem continuar atuando, enquanto suas credenciais estiverem válidas. “Nossa intenção é suprir a falta de transporte. Usaremos todos os meios legais para garantir o transporte à nossa população”, registra o prefeito.
fonte: PMPG

Nenhum comentário: