MAPA DA VILA ANA RITA

MAPA DA VILA ANA RITA
GOOGLE MAPS

terça-feira, 4 de abril de 2017

ANVISA PROÍBE AZEITE DE OLIVA MARCA OLIVENZA

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a distribuição e venda do lote 16D18, válido até 04/2019, do azeite de oliva extravirgem, marca Olivenza. O lote do produto, fabricado pela empresa Olivenza Indústria de Alimentos Ltda, de Mongágua, São Paulo, apresentou resultados laboratoriais insatisfatórios e excesso de iodo.
De acordo com o laudo de análise fiscal, emitido pelo Centro de Laboratório Regional de Santos IX (Instituto Adolpho Lutz), o lote em questão apresentou índices de refração e índices de iodo acima das faixas recomendadas. A determinação da Anvisa foi publicada no Diário Oficial da União na última sexta-feira.
Em abril do ano passado, a Anvisa também proibiu a venda de um lote da marca de azeite após dois laudos de laboratórios diferentes identificarem problemas na qualidade e possibilidade de adulteração no alimento.
Segundo a reguladora, dois laudos indicaram que o produto pode ter sofrido adulterações. Um desses documentos foi emitido pela Fundação Ezequiel Dias (Funed). O outro, pelo Instituto Adolfo Lutz (IAL).
A empresa não interpôs recurso ou requereu perícia de contraprova. As amostras foram colhidas durante fiscalização da Anvisa.
Segundo a Funed, o produto apresentou resultado insatisfatório em um ensaio, que revelou problemas na qualidade. Já o laudo emitido pelo IAL indica que o azeite possuía substâncias não características ao óleo padrão.

FONTE: gazetadopovo.com.br

Nenhum comentário: