MAPA DA VILA ANA RITA

MAPA DA VILA ANA RITA
GOOGLE MAPS

quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

PREFEITURA INTENSIFICA COMBATE AO AEDES AEGYPTI - E O CHAFARIZ DE UVARANAS?



Amanhã (9), toda a equipe do departamento de Zoonoses irá intensificar as ações de divulgação sobre as principais doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, tais como dengue, chikungunya e zika.
    As divulgações serão sobre métodos de controle e o risco que o mosquito representa, especialmente sobre os casos de zika vírus e microcefalia que estão acontecendo no país. Segundo o médico veterinário e gerente de controle da Zoonoses, Leandro Inglês, também será dado ênfase aos riscos de contaminação por zika na gravidez, principalmente no seu primeiro trimestre de gestação. “Também iremos orientar as gestantes a não viajarem a regiões onde já existem casos da doença”, destaca Leandro.
    Dentre as informações passadas, será relembrado que a população tem papel fundamental na quebra do vínculo quanto ao ciclo de transmissão do mosquito. “Para controlar estas doenças é imprescindível o cuidado em evitar acúmulo de água em reservatórios”, comenta Leandro.
    Além das informações divulgadas pelos veículos de comunicação, a Secretaria Municipal de Saúde irá disponibilizar as orientações em um programa interno usado pelos servidores municipais das Unidades Básicas de Saúde e  do Programa Saúde da Família. “É de fundamental importância que todos os funcionários da SMS orientem a população quanto a estas doenças e seus riscos”, relata Leandro.
    As ações continuam no sábado (12) no terminal central. Toda a população que passar por lá das 8h às 14h receberá orientações sobre as doenças. Nas localidades que existe alto risco de infestação também receberão reforço nas ações. No mesmo sábado os agentes estarão no Bonsucesso, São Sebastião e Santo Antônio.
    “Somos um município infestado, porém não tivemos nenhum caso de dengue contraído na nossa cidade e nenhum caso de chikungunya ou zika, os casos de dengue detectados são importados”.

Combate

    Ponta Grossa está dividida em 56 localidades. São cinco equipes, com 8 a 10 agentes de endemias, que acompanham, a cada dois meses, a proliferação da larva do mosquito. Em menos de dois anos foram inspecionadas mais de 230 mil casas, além das ações educativas trabalhadas nas escolas municipais e equipes de pontos estratégicos que inspecionam cemitérios, borracharias, ferro velho e recicles. “Todo cidadão, independente de idade ou classe econômica, pode e deve contribuir para evitar a disseminação do mosquito e, assim, colaborar para combater a dengue” diz a coordenadora.
    Do total de larvas do mosquito, entre 40% e 49% são encontrados em lixos domésticos
Fonte: Pref. Mun. Ponta Grossa.

Nenhum comentário: