Agentes do Centro de Operações Especiais (Cope) da Polícia Civil do Paraná prenderam a diretora administrativa do Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais (Cescage), Júlia Streski, e os funcionários Ivete Marcowicz (diretora financeira), Zilmari Viechinieski (contadora) e Jorge Karan (consultor), na manhã de hoje durante uma operação que investiga o desvio de dinheiro da instituição. Segundo a polícia, em quatro anos, teriam sido desviados em torno de R$ 40 milhões. As investigações começaram há dois anos e podem revelar um desvio ainda maior.
Ainda de acordo com a polícia, o esquema envolvia empréstimos fraudulentos, falsidade de assinaturas, fraudes em notas e outros crimes. O dinheiro que pertenceria ao caixa do Cescage estava sendo desviado e utilizado pelos envolvidos em benefício próprio e manutenção de uma vida de luxo.
Além das prisões, os policiais recolheram diversos documentos que possam comprovar os crimes. Outras 20 pessoas estão sendo procuradas e podem ser presas, mas há suspeita de envolvimento de mais duas dezenas de pessoas.
Segundo a polícia, a quadrilha também pode ter envolvimento com o tráfico internacional de drogas.
Fonte: DCMAIS